quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TRATAMENTOS ESTÉTICOS PÓS QUEIMADURAS



Posted by Picasa

Com base na monografia de tratamento estético pós-queimadura, editada em 1993, Rosângela Façanha foi agraciada com o Prêmio PAYOT / Vida Estética da Criatividade da Esteticista Brasileira, onde concorreram diversos trabalhos científicos elaborados por 47 Esteticistas de todo o país. A entrega deste Prêmio obteve repercussão internacional, tendo sido sua entrega efetuada durante a realização do 9º Congresso CIDESCO Internacional de Estética, realizado  em Novembro de 1993, no Hotel Nacional, Rio de Janeiro.
Foi lançado na Bienal do Livro de 2003, o livro ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA, por Rosângela Façanha, através da Editora Rubio, onde se encontra condensado todo o conhecimento desenvolvido e aperfeiçoado pela Professora, Pesquisadora e Cientista da Cosmetologia, ao longo de 20 anos de marcante atuação no campo da Estética e Cosmetologia brasileira. Em seu conteúdo podemos encontrar principalmente, suas técnicas de tratamento pós-cirúrgico e de queimaduras, além de diversas técnicas utilizadas pela Estética Contemporânea.


O trabalho do Profissional Esteticista inicia-se quando o tecido cicatrizado obtém uma coloração rósea. Nesta fase, o tecido cutâneo apresenta, em sua área de cicatrização, desconforto físico, repuxamento, prurido,  descamação e,  muitas das vezes, formação de cicatriz quelóideana ou hipertrófica.

O tratamento deve ser iniciado, munindo-se o profissional esteticista, de todos os cuidados técnicos e psicológicos, tendo em vista a ocorrência do trauma da injúria térmica, e o sentimento de comprometimento da reabilitação física. Devido à instauração deste sentimento no paciente, sua auto-estima fica invariavelmente abalada, devendo ser retilineamente trabalhada, de modo a incutir fundamentos filosófico-humanistas de valorização da vida, além de existência de instrumental tecnológico de modo a possibilitar verdadeiramente sua recuperação. Deve-se sempre manter o cuidado, no entanto, de não fazer promessas sem possibilidades de serem cumpridas.




2 comentários:

  1. Queimadura é algo muito grave e,dependendo da gravidade,as marcas são para sempre.Algumas cirurgias podem melhorar a estética de região afetada,mas alguma cicatriz sempre fica.Mas o problema maior é quando causa uma consequência ainda maior para o organismo,no caso de atingir uma área mais profunda.Por isso o atendimento em acidentes de queimadura deve ser urgente,e em hospitais especializados em urgência,como o Hospital São Paulo e o Hospital das Clínicas.
    Vou deixar um link que pode ajudar a se preparar para estas urgências,sabendo a quem recorrer.

    http://bit.ly/aSIdwk

    ResponderExcluir
  2. Sim, queimadura é grave, mas o esteticista brasileiro está apto a fazer parte da equipe multidisciplinar. Agradecida pelo comentário. Saudações.

    ResponderExcluir